Cada uma das emoções humanas pode se manifestar de diferentes maneiras, como através de ações, expressões faciais ou corporais, tom de voz, recuperação de lembranças, entre outras.
Para a Psicologia das Emoções a emoção é um estado mental e fisiológico que está ligado a uma variedade de sentimentos, pensamentos e maneiras de agir. Pode se manifestar de maneira subjetiva por meio dos afetos.
O estudo das emoções é muito importante com relação a nossa sobrevivência enquanto seres humanos. Se não mantivermos nossas emoções bem estruturadas, nossas chances de sobrevivência ficam bem reduzidas.
Você sabia que a gestão emocional nos ajuda a entender que não somos agentes passivos diante de nossos próprios estados emocionais, mas que sempre temos a atitude de fazer algo a respeito, de acordo com os próprios sentimentos, sendo protagonista da nossa própria história? Além disso, as emoções têm um papel fundamental na vida pessoal. Daí que é tão importante valorizar o fator emocional e não apenas o racional para poder harmonizar ambos os planos na busca pelo equilíbrio de uma vida feliz.
Quando a raiva surge de um estímulo concreto, como um ato ofensivo ou uma situação desagradável, é muito mais fácil saber que caminho tomar e como agir. Mas quando a raiva não é dirigida a algo ou alguém, mas permeia de irritação todo o seu mundo emocional, é mais difícil controlar. Em princípio, a raiva é uma emoção positiva na medida em que nos permite resistir a circunstâncias que são frustrantes ou ameaçadoras. Mas quando a raiva se torna constante, uma irritabilidade permanente e faz você explodir por coisas insignificantes, é preciso verificar o que está acontecendo, se é depressão...