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8 Ideias para potencializar a sua Inteligência Emocional no dia a dia

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  • 11 de Abr de 2017
  • Sheila Almeida
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Autores apresentam algumas ideias que você pode aplicar no seu dia a dia para desenvolver a sua Inteligência Emocional. Atreva-se e coloque-as em prática! Você irá se surpreender com os seus benefícios:

1. enha uma predisposição a melhorar emocionalmente. Ninguém muda enquanto não se determinar a empreender esse rumo. Ninguém pode ajudar uma pessoa a deixar de fumar, a emagrecer, etc., se a pessoa não tiver disposição. Na Inteligência Emocional acontece o mesmo.

2. Aprenda a encarar os pequenos reveses do dia a dia. Procure o lado positivo de tudo que lhe acontece. Você acabou de perder um amor, o trabalho, um amigo? Não se preocupe em excesso, pense que são momentos ruins, mas que tudo passa e que a vida volta a nos surpreender com novas oportunidades.

3. Não se torture com pensamentos negativos. Entrar na espiral dos pensamentos negativos não serve de nada. De verdade, o que você soluciona com os pensamentos negativos? Tente aprender a dizer “basta”. Coloque música, dance, faça exercício, converse com os outros e distraia a sua mente quando ela começa a pensar dessa forma.

4. Quando você se sentir mal procure alguém que você sabe que lhe traz paz e refúgio. Com certeza você tem alguém por perto que tem a habilidade de fazer você ver a vida de forma positiva. Procure-a, procure as suas palavras e agradeça pela sua amizade.

5. Tenha uma mente aberta em relação aos outros.  Seja empático. Não censure tanto os outros, procure compreendê-los. Pretender que os outros sejam como você quer que sejam é uma guerra sem sentido. Busque contatar com o lado positivo das pessoas, pois  todos teem defeitos e virtudes.

6. Ouça o seu corpo, isso lhe ajudará a identificar muitos dos seus sentimentos. Você sentiu um nó no estômago quando lhe deram uma notícia ruim? Você sente uma  certa tontura frente a esta nova situação? Descubra como o seu corpo é o primeiro que identifica as emoções e lhe ajuda a compreendê-las, inclusive a transformá-las. Aprenda a respirar, a se acalmar, a se escutar...

7. Não leve as coisas tão a ferro e fogo. Realmente, se pararmos para pensar um pouco, estamos de passagem. Por que não colocar um pouco de nós e tentar levar as coisas com mais tranquilidade? Se o chefe hoje está insuportável é problema dele. Não deixe que isto influencie você.

8. Resolva os conflitos com os outros de forma positiva. Quando você tiver um problema com alguém, procure resolvê-lo da melhor forma possível, dialogando e expondo os seus pontos de vista. Se você sentir que ela é uma pessoa negativa e que com ela simplesmente “não dá”, afaste-se.

Portanto, se você quer ser feliz, você só precisa de força de vontade e esforço que, junto com estas sugestões, farão você ver a vida de outra forma. Treine a sua Inteligência Emocional e descubra os seus benefícios no seu dia a dia, tanto para você como para os relacionamentos com as outras pessoas. Como aprender as habilidades fundamentais que constroem a inteligência emocional ?

As competências-chave da inteligência emocional podem ser aprendidas por qualquer pessoa, a qualquer momento. Há uma diferença, porém, entre a aprendizagem sobre inteligência emocional e aplicar esse conhecimento para sua vida. Só porque você sabe que deveria fazer alguma coisa não significa que você vai fazê-la, especialmente quando você fica sobrecarregado pelo estresse, que pode te desviar de suas melhores intenções.

Para mudar permanentemente o comportamento que se manifesta sob pressão, você precisa aprender a superar o estresse momentâneo e o estresse em seus relacionamentos, permanecendo emocionalmente consciente. Isto significa que não basta simplesmente ler sobre a inteligência emocional para dominá-la. Você tem que experimentar e praticar as habilidades em sua vida cotidiana.

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