Aqui você se encontra!

Autoimagem negativa – cuidado com seu espelho mental

homem-conversa
  • 18 de nov de 2014
  • Sheila Almeida
  • 3177 Visualizações
  • Seja o primeiro a comentar

Como vai sua autoimagem? Como você se vê? A nossa autoimagem são as lentes através das quais enxergamos tudo na vida. Uma pessoa que tem uma visão de si mesma distorcida, embaçada, deformada, é assim que ela vai ver a vida e as outras pessoas. Para ajudar você fazer uma avaliação da sua autoimagem, vamos ver alguns sintomas de uma autoimagem negativa.

1 - Atitude pessimista diante da vida. O pessimista sempre enxerga a vida com lentes embaçadas, por isso para ele o tempo sempre está nublado.

2 - Retraimento por falta de confiança para apresentar-se socialmente. Na maioria das vezes esta pessoa busca o isolamento.

3 - Excesso de preocupação quanto às opiniões alheias. O complexo de inferioridade faz a pessoa se preocupar exageradamente com o que os outros dizem ou vão dizer.

4 - Demasiada preocupação quanto a aparência. A pessoa tem a tendência de achar que nunca está bom o suficiente.

5 - Visão negativa das outras pessoas, acha que todos são concorrentes, que precisam ser vencidos e não como amigos para compartilhar.

6 - Senso de masculinidade ou feminilidade direcionados apenas para conquistas sexuais. São tentadas a usar o sexo como arma.

7 - Insatisfação consigo mesmo. Esforço para tornar-se alguém ou alguma coisa, em vez de relaxar e de ter prazer em ser o que se é.

8 - Desprezo ao presente, focalizando maior sucessos passados ou sonhos futuros. A pessoa que despreza o presente, vive um vazio existencial que muitas vezes leva a depressão.

9 - Incapacidade de ver o lado bom das pessoas. O complexado é pessimista, e o pessimista sempre tem uma visão acusatória ou crítica dos outros.

10 - Dependência doentia. O autorretrato distorcido leva a pessoa desenvolver relacionamentos de dependência.

11 - Incapacidade para aceitar elogios. Por detrás de uma “falsa humildade”, quase sempre há uma pessoa insegura e complexada.

12 - Não desenvolve hábitos de comportamento vitorioso. A pessoa sempre vê de forma antecipada a derrota, o insucesso, o fracasso.

13 - Insegurança e medo de intimidade nos relacionamentos interpessoais. O isolamento é a consequência natural na vida da pessoa com uma autoimagem negativa.

14 - Dificuldade para aceitar o amor de outras pessoas. Aquele que não se ama, dificilmente aceitara com facilidade o amor dos outros. Sempre vai interpretar a aproximação como uma ameaça.

15 - Apego aos bens materiais para se sentir segura. Pessoas com complexo de inferioridade, tem necessidade de estar sempre provando alguma coisa.

16 - Usa sempre rótulos negativos em relação a si mesmo. “Nunca vou conseguir”. “Não nasci para isso.” “Já sabia que comigo não ia dar certo.” “Eu já me conformei, nem luto mais por isso.” Estas são algumas declarações das pessoas que têm um autoretrato negativo.

17 - Não tem opinião própria e quase sempre segue a multidão. São as pessoas que sempre dizem, “o que vocês fizerem está bom.”

18 - Atitude e comportamento perfeccionista. Parece um paradoxo, mas por traz de uma pessoa perfeccionista, quase sempre tem alguém com “complexo de inferioridade”.

19 - Hiper sensibilidade. Você já ouviu falar em pessoa “casquinha de ferida”? Assim é aquele que se sente sempre inferior por causa da sua autoimagem negativa.

Depois de ler todos esses sintomas, como você avalia a sua autoestima? Se você deseja saber como uma pessoa pode ser curada deste sério problema procure ajuda profissional. A autoimagem negativa tem relação sobre como pensamos ser e não com nossas atitudes. Ela às vezes é difícil de identificar e combater. Uma pessoa com autoimagem negativa tem uma vergonha internalizada (mas sem fundamentos) sobre si mesma. Isso irá sabotar a atitude do individuo perante os desafios ou oportunidades da vida.

TAGS: autoimagem, autoestima, vergonha, pessimismo, sabotagem, identificação, retraimento, atitudes, conquistas, insatisfação

Deixe um comentário